Os dias de democracia do Facebook
parecem estar contados. A empresa quer abolir o sistema de votação que permite
aos seus usuários aprovar ou reprovar mudanças implantadas na rede social.
Hoje, mudanças no serviço (como novas
regras de privacidade, por exemplo) costumam ser avaliadas pelos usuários por
meio de votação.
De acordo com o modelo atual, as
mudanças ficam abertas para discussão por sete dias. Caso a conversa receba
mais de 7 000 comentários, o Facebook abre uma votação para consultar os
clientes sobre a novidade.
Para que uma votação seja validada, é
preciso que, pelo menos, 30% dos usuários (cerca de 300 milhões de pessoas)
participem da consulta.
Entretanto, segundo o vice-presidente
de Comunicação e Políticas Públicas do Facebook, Elliot Schrage, o atual modelo
não tem sido eficaz.
“O atual mecanismo resultava em um
sistema que incentiva a quantidade de comentários e não a qualidade”, afirmou
ele, em comunicado divulgado na quarta-feira (21).
Ao mesmo tempo, o sistema de votos
não atrai a atenção dos usuários.
Consulta realizada em junho passado
sobre os direitos e deveres dos usuários do serviço atraiu 342 mil usuários -
apenas 0,038% da população da rede social naquele momento. O Facebook, por sua
vez, divulga de forma tímida as votações.
Caso
seja aprovado, o novo regulamento deve transferir para a diretoria da companhia
o poder de decisão sobre as mudanças e limar um canal de consulta aos seus
usuários.
Por: Vinicius Aguiari - INFO