A Sony apresentou nesta
terça-feira o Internet Player, dispositivo que permitirá ao usuário brasileiro
acessar o serviço Google TV, aposta da companhia de buscas para integrar web e
televisão em qualquer aparelho através de uma única interface. O gadget,
lançado nos Estados Unidos em julho, chega ao Brasil no dia 1º de novembro: a
pré-venda na Sony Store, loja virtual da companhia japonesa, começa no próximo
dia 15. O preço: 899 reais.
Segundo
Tiger Imamura, vice-presidente de Home Entertainment & Sound Business da
Sony, o lançamento é estratégico, já que a realização da Copa do Mundo e da
Olímpiada no Brasil, em 2014 e 2016, respectivamente, provocará forte impacto
no mercado de entretenimento. Jennifer Wasson, gerente de parcerias do Google
nos Estados Unidos, lembrou que milhares de aplicativos desenvolvidos para o
Google TV já estão disponíveis na Google Play, loja on-line da empresa de
buscas.
O
Google TV usa o Android, sistema operacional para dispositivos móveis do
Google, e sua interface é similar à de uma smartTV. Na tela principal, são
exibidos aplicativos que dão acesso a diferentes conteúdos. A navegação é feita
por meio de um controle remoto especial, que traz, na parte superior, um
"trackpad" similar ao encontrado nos notebooks para substituir o
mouse; no lado inferior, há um teclado que pode ser usado em ambientes com
pouca luz, graças a um sistema de iluminação já popular em celulares.
De acordo com Thaisa Yamamura,
gerente de negócios da Sony Google TV para América Latina, o sistema já estreia
no Brasil com vários parceiros. Entre os aplicativos incluídos na plataforma
estão Netflix, Clima Tempo, Rede Globo, Band e SBT, além de portais como o UOL.
"Buscamos parcerias locais, porque o consumidor brasileiro quer conteúdo
em português", explica a porta-voz.
O
Google TV permite acesso à internet por meio do Chrome, navegador do Google,
além do YouTube, outro serviço da empresa. A rede de vídeos ganhou uma nova
interface na TV, mais amigável ao formato.
O
aparelho da Sony também oferece um recurso para quem prefere manter todas as
suas conexões em um único aparelho. Para transformar o hardware em uma central
de mídia, basta conectar o cabo HDMI da TV a cabo no Internet Player Sony. Ao
clicar no aplicativo TV, o usuário tem acesso à programação dos canais
contratados e pode usar o controle do aparelho para mudar de canal ou aumentar
o volume.
Para
atender as necessidades do público brasileiro, entusiasta das redes sociais, a
Sony também colocou no Google TV um aplicativo chamado Social Life, capaz de se
conectar ao Twitter e ao Facebook. Através do software, o usuário pode acessar
seus perfis, comentar, curtir ou compartilhar conteúdos.
Os
serviços americanos de filmes, séries e música sob demanda disponíveis nos
Estados Unidos não estarão ativos para o público brasileiro. O Google garante,
contudo, que pretende contribuir para que novas parcerias sejam fechadas com o
objetivo de atender os usuários locais. "É importante ressaltar que esse é
apenas o começo do Google TV no Brasil", destacou a americana Wasson.
Por: Renata Honorato - Veja
0 comentários:
Postar um comentário