O atraso ou a não entrega de produtos é a principal reclamação em
relação ao comércio pela internet e, com as festas de fim de ano, especialistas
recomendam a antecipação das compras.
"O ideal é que as pessoas programem as compras com um mês de
antecedência, para não correr o risco de atrasar ou faltar produtos devido à
alta demanda", diz Pedro Guasti, diretor do e-bit.
De acordo com Gerson Rolin, diretor de comunicação da Câmara Brasileira
de Comércio Eletrônico, o Natal é a época mais aquecida para o varejo on-line.
"O faturamento desse período é 150% maior que no resto do ano."
Para este ano, a expectativa
é que a data movimente R$ 3,1 bilhões em vendas pela internet, aumento de 20%
na comparação com o mesmo período de 2011.
Já o faturamento anual esperado é de R$ 22,5 bilhões, alta de 20%
em relação ao ano passado.
A dificuldade de receber o produto em casa -ou a não entrega- é uma
das principais reclamações no Procon-SP, ainda que esteja em queda. Segundo o
Procon-SP, houve 8.669 reclamações desse tipo no primeiro semestre, o
equivalente a 42,2% do total de problemas.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda de
23%.
PROBLEMAS
"A internet é a melhor ferramenta para pesquisar
preços", diz Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP. "Mas é
preciso desconfiar de ofertas mirabolantes", diz.
Segundo Lemos, o prazo para desistência de compras pela internet é
de sete dias após a compra ou recebimento do produto.
Para evitar problemas, especialistas recomendam, por exemplo, que
o internauta cheque se a loja tem atendimento no pós-venda e que ele salve a
tela do computador com as ofertas e a confirmação do pedido.
O consumidor que tiver algum problema deverá entrar em contato com
a empresa e, se nada for resolvido, deverá reclamar no Procon-SP pelo telefone
151 ou pelo site
do Procon.
Por: Anna Carolina Rodrigues - Folha
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