O Facebook anunciou
nesta terça-feira, 23, seus resultados financeiros referentes ao último
trimestre.
Em meio à desvalorização das ações, que despencaram de US$ 38, em
maio, para os US$ 19 atuais, um alento: apostas para fazer dinheiro junto a
anunciantes e recuperar a confiança dos investidores.
A maioria das tentativas visa a plataforma móvel. Em suas últimas
declarações, Mark Zuckerberg admitiu ter falhado ao olhar tardiamente para os
benefícios da mobilidade e disse apostar neste futuro para sua empresa.
“É engraçado quando olhamos para o primeiro trimestre do ano e
percebemos que não tínhamos anúncios em nossa plataforma móvel”, endossou na
semana passada Vaughn Smith, vice-presidente Corporativo da companhia.
Então, confira abaixo cinco iniciativas lançadas recentemente pelo Facebook para tentar
reverter o jogo e ampliar a receita. A dica é do TechCrunch.
Revelada em 27 de setembro, a ferramenta ‘ganha’ o internauta pelo
contexto emocional. Os usuários podem comprar presentes nas datas de
aniversário, casamento, noivado e afins. Nem é preciso lembrar dos dias em
questão porque alertas despontam nos perfis, tanto na versão desktop quanto
na mobile. A proposta é interessante porque oferece maior probabilidade de
acerto na hora da compra devido a sugestões de presentes com base nas
atualizações de status , amigos em comum e demais afinidades estabelecidas.
Status: A ferramenta está se desenvolvendo aos poucos nos Estados
Unidos. Deve ganhar força no começo do ano que vem.
2 – Mobile Ad Network
A rede de publicidade móvel do Facebook permite
às marcas o direcionamento das mensagens dentro de aplicativos e sites na rede
social. A ferramenta, lançada em 18 de setembro, garante mais relevância à
medida que o anunciante só paga se efetivamente atingir seu público-alvo. Isso
evita contratempos como reclamações dos usuários abordados sem permissão
prévia. A efetividade torna-se a maior arma neste caso e dá a Mark Zuckerberg
ainda a vantagem de ganhar mais com propaganda hospedada em páginas de
terceiros.
Status: O Facebook diz
que a ferramenta ainda passa por testes e está restrita a um pequeno número de
parceiros. Não há estimativas quanto à receita e à qualidade do desempenho do
sistema para os anunciantes.
3 – App Install Adds
Permite aos desenvolvedores inserir anúncios a qualquer momento
entre o conteúdo da timeline na versão móvel. Dá para divulgar nomes de outros
aplicativos com ícone, descrição, amigos que usam o app e a colocação dele no
ranking do Facebook. Ao clicar, o usuário é direcionado à Apple Store ou à
Google Play, onde é possível comprar o app.
Status: A venda do “Install Ads” está disponível desde a semana
passada para os desenvolvedores nos EUA. Analistas estimam que as receitas
comecem a vingar nos próximos meses.
Embora anunciada no final de julho, a novidade começou a ser
divulgada em agosto. A tática é simples: imagine que você visitou uma página
com sugestões de hotéis, pesquisou, mas desistiu de fazer a reserva. Com esta
ferramenta, o anunciante consegue taggear seu interesse com base no histórico
de navegação e enviar uma publicidade direcionada. Segundo o TechCrunch,
análises preliminares consideram a ferramenta promissora. Para alguns
anunciantes, a cada USS 1 investido houve retorno de US$ 16 em vendas.
Status: Dezenas de empresas já podem comprar o acesso à
ferramenta, que ainda precisa ser entendida por completo. A expectativa é que
se torne em breve um braço significativo dos negócios do Facebook.
5 – Sponsored Results
Por: Olhar Digital
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