O próximo dia 23 pode marcar as 24 horas de
maior faturamento na história do comércio eletrônico brasileiro, que deve
vender cerca de 135 milhões de reais com a terceira edição da "Black
Friday".
Herdado dos norte-americanos, o evento trazido
ao Brasil pelo portal Busca Descontos reunirá este ano mais de 300 lojas
virtuais --número quase seis vezes superior ao de 2011--, com produtos cujos
descontos podem superar 75 por cento.
"Vamos bater todos os recordes este ano...
A data já é uma realidade no país e as empresas entenderam que conseguem vender
para um número de consumidores não imaginado antes", disse o
presidente-executivo do Busca Descontos, que reúne todas as ofertas em um único
portal (www.blackfriday.com.br), Pedro Eugenio.
Em 2011, de acordo com a consultoria e-bit, a
"Black Friday" rendeu ao comércio online brasileiro o maior
faturamento em um único dia, de 100 milhões de reais, 88 por cento a mais que
em 2010. A e-bit projeta vendas de 135 milhões de reais este ano.
No ano passado, os varejistas receberam 237 mil
pedidos, número que deve saltar para 330 mil este ano, segundo Eugenio.
"A data já possui volume de vendas
expressivo e tem papel importante para as vendas de fim de ano, figurando entre
uma das datas importantes para as vendas online da empresa", disse o
diretor de marketing e vendas do Magazine Luiza, Frederico Trajano. Segundo
ele, os descontos da varejista devem chegar a até 60 por cento.
Com descontos um pouco maiores, que podem
superar 75 por cento, a rede de produtos esportivos Netshoes espera ter as
vendas impulsionadas pelo evento em cerca de 50 por cento ante a edição do ano
passado.
"Em relação a um dia normal de vendas,
considerando as últimas quatro sextas-feiras, o aumento (das vendas) pode
chegar a até 70 por cento", afirmou o gerente de assuntos corporativos da
Netshoes, Renato Mendes. "Esta já se tornou uma data importante para o
varejo."
Nos Estados Unidos, a Black Friday é uma das
datas mais importantes para o varejo e envolve também lojas físicas, onde os
consumidores fazem fila à espera da abertura das portas.
Na edição do ano passado, as vendas online nos
EUA movimentaram 816 milhões de dólares, crescimento de 26 por cento em relação
a 2010, segundo a comScore.
O evento acontece na sexta-feira seguinte ao
feriado de Ação de Graças e marca o início da temporada de vendas de fim de
ano, quando os varejistas aproveitam para limpar os estoques e sair do vermelho.
O Wal-Mart --um dos principais participantes da
Black Friday nos EUA-- espera dobrar o fluxo de acessos ao site no Brasil tanto
em relação ao ano passado quanto a um dia normal de vendas, informou a
companhia via assessoria de imprensa.
Em 2011, as categorias com maiores vendas
durante as 24 horas da "Black Friday" brasileira foram informática e
eletrodomésticos, cada uma com 12 por cento do total. Os eletrônicos
responderam por 10 por cento e o segmento de moda e acessórios, por 9 por cento.
Por: Vivian Pereira - Estadão
http://compare.buscape.com.br/categoria?id=6424&lkout=1&mdsrc=25066549
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