sábado, 6 de outubro de 2012

Vacas enviam SMS para avisar que estão no cio



Nós, humanos, somos criaturas sexuais, embora algumas vezes, devido à nossa intimidade, cometemos algumas gafes. Mas quando se trata de animais, criaturas totalmente guiadas por instintos, as coisas são ligeiramente diferentes. Uma matéria do Übergizmo chamou a atenção. O fazendeiro Christian Oesch sempre carrega consigo seu smartphone, ficando de prontidão para atender quaisquer chamadas de humanos - e também ler uma mensagem casual de uma de suas vacas.

Dono de um rebanho de 44 vacas leiteiras, o sr. Oesch está testando um dispositivo que conta com implantes de sensores nos animais, para informar os fazendeiros se seus animais estão no período fértil para posterior produção de leite. Essas mensagens estariam em um dos três principais idiomas da Suíça (alemão, francês ou italiano), além de inglês e espanhol.

O sistema, instalado no pescoço, detecta a temperatura do animal, que aumenta consideravelmente no período do cio devido ao stress intenso em que se encontram, resultando em sinais e sintomas de febre e calor. Sem o dispositivo, a vida dos fazendeiros suíços seria muito mais difícil, pois eles dependeriam apenas de métodos visuais e tradicionais de inspeção das vacas para saber quando é a hora de laçar um touro ansioso para acasalamento, ou simplesmente para determinar, como manda a tradição atual, a hora exata de iniciar os procedimentos de inseminação artificial.

Ao medir a temperatura do corpo da vaca, o sensor transmite resultados relevantes aos criadores, principalmente por captarem sua movimentação corporal. Vacas no cio tornam-se inquietas, e as informações são logo passadas para os criadores.
"Os resultados são combinados utilizando algoritmos e, se a vaca estiver no cio, um SMS é enviado ao fazendeiro" diz Claude Brielmann, especialista em computação que desempenhou um importante papel na concepção do sistema. Felizmente, o sistema conta com uma taxa de acertos de 90%.

Por: Canal Tech

0 comentários:

Postar um comentário