quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Novos processadores para Smartphones e Tablets "Cortex" vão trazer velocidades 3 vezes mais rápidas que as atuais


A ARM, empresa responsável pela arquitetura da maioria dos processadores para dispositivos móveis, anunciou ontem os novos chips da série Cortex-A50, que serão produzidos por fabricantes como AMD e Samsung. Entre as principais características estão o suporte a execução de instruções de 64 bits e o triplo do desempenho dos smartphones mais caros vendidos atualmente.

A série Cortex-A50 é formada inicialmente por dois modelos. O primeiro é o Cortex-A53, um processador com alta eficiência energética que será utilizado em aparelhos mais baratos. O segundo é o Cortex-A57, o mais poderoso da família, que promete mais desempenho para os superphones do futuro sem aumentar o gasto de energia.

Como eles aceitam instruções de 64 bits, será possível fabricar smartphones e tablets com mais de 4 GB de RAM — isso já é possível com os atuais Cortex-A15 e Cortex-A7, mas por meio de uma extensão chamada LPAE. A maior vantagem está no uso em servidores, que já usam softwares e sistemas operacionais de 64 bits. Será possível montar máquinas com bom desempenho e menor consumo de energia em relação aos atuais processadores AMD e Intel.

Os novos processadores também suportam uma configuração chamada big.LITTLE, onde o fabricante do processador pode incluir núcleos de alto desempenho e núcleos de baixo consumo de energia no mesmo chip. É algo parecido com o que a Nvidia já faz no Tegra 3 quad-core, que na verdade possui cinco núcleos: quatro para processamento típico e um de baixa frequência, que entra em ação quando o smartphone ou tablet fica em modo standby.

A ARM espera que os primeiros processadores baseados no Cortex-A50 sejam lançados em 2014. Até o momento, AMD, Broadcom, Calxeda, HiSilicon, Samsung e STMicroelectronics manifestaram interesse em fabricar os novos chips.

Por: Paulo Higa - Tecnoblog

0 comentários:

Postar um comentário