terça-feira, 13 de novembro de 2012

Agora o nome do computador mais rápido do mundo é "Titan"


O supercomputador 'Titan' tomou a ponta no ranking dos computadores mais rápidos do mundo. Construído pela Cray, a máquina do Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee alcançou o resultado de 17,59 petaflops e assumiu a liderança do top 500 entre os mais potentes.

O Titan roubou o posto do 'Sequoia', do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, que atingiu apenas 16,32 petaflops.

O novo 'campeão', conta com 19 mil nós de processamento. Cada nó tem um processador de 16 núcleos da AMD e uma GPU da Nvidia. Além disso, a máquina conta com 710 terabytes de memória RAM, como informa o The Telegraph. Ele ainda com 20 petabytes de armazenamento.

Como é de se imaginar, um 'brinquedo' destes não saiu barato. Para a instalação deste computador, foi necessário o investimento de cerca de US$ 97 milhões.

O computador é parte da rede de laboratórios do Departamento de Energia do estado do Tennessee. Ele poderá ser usado por pesquisadores, laboratórios governamentais e indústrias para estudar mudanças climáticas e combustíveis alternativos.

Por: Olhar Digital

0 comentários:

Postar um comentário