quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Já parou para pensar quanto vale seus dados pessoais? A McAfee fez as contas!


Fotos e vídeos guardados no smartphone são supervaliosos e perdê-los seria apagar momentos importantes da sua vida. Disso todo mundo sabe. A novidade é que agora eles têm um valor. A pesquisa O Valor dos Ativos Digitais no Brasil, da McAfee, mostra que o brasileiro avalia em 240 mil reais seus arquivos.

Por que o brasileiro se preocupa mais do que os outros com a proteção dos seus arquivos digitais? Em geral, os consumidores perceberam que os dados valem mais do que o aparelho. Esses documentos, como fotos, vídeos e contatos da agenda, são insubstituíveis. Se o aparelho for perdido, não há como tê-los de volta.

O brasileiro já tem mais de um dispositivo onde armazena arquivos. Todos esses arquivos estão devidamente protegidos ou ele se preocupa apenas com o PC? No início dos anos 2000 havia tanta publicidade quando um malware era criado que as pessoas se deram conta rapidamente do problema. Eles pensavam “preciso proteger meus computadores”. No mundo dos dispositivos móveis isso ainda não é tão óbvio.

Por quê? Esse tipo de crime mudou. Ele não é mais feito por moleques, mas pelo crime organizado. Hoje o malware é mais subversivo, quer ser invisível, sem chamar a atenção. Não tem essa grande visibilidade das ameaças da era dos PCs. As pessoas não se deram conta de que é preciso proteger o smartphone.

Qual é o benefício de ter um antivírus rodando na nuvem? Você não precisa se preocupar em ter todas as assinaturas de arquivos no seu dispositivo. Quando detecta uma ameaça, o aparelho envia um sinal à nuvem perguntando “O que é isso?” E ela responde: “É ruim”. Sem precisar se atualizar. O consumidor pode confiar nessa inteligência coletada do mundo todo.

O que as pessoas podem fazer para se proteger no dia a dia? A coisa mais simples é instalar programas de segurança e mantê-los atualizados. Os dados mostram que 50% dos usuários de PC têm software expirado, não instalado ou não configurado. A outra coisa é a falsa sensação de segurança de estar num Mac. Não é verdade. Qualquer sistema, seja ele PC, Mac ou Android, tem riscos. E é preciso se proteger deles.

E para você para leitor do Compilação Geek? Quanto valem seus dados? Comente.

Por: Paula Rothman - INFO

0 comentários:

Postar um comentário